Noticias » Post

Instituto Art Déco Brasil


Reabertura do "Buffet de la Gare"

Cidade de St. Quentin

Sáb, 24/06/2017 - Divulgação Material Proprio

Grand Finale da semana Art Déco de Saint-Quentin, a reabertura do Buffet de la Gare emocionou. As mais de 500 pessoas presentes e o Embaixador Art Déco de Saint-Quentin gostaram do que viram. Inaugurado em julho de 1926, projeto de Urbain Cassan (1890-1979), que convida para a decoração interna o designer especialista em vidro Auguste Labouret (1871-1964). Surgem lindos mosaicos, pisos, vitrais, luminárias apenas comparáveis com o Prunier, em Paris. Labouret se consagra em 1935 ao dividir com René Lalique a autoria da Sala de Jantar da primeira classe do Normandie, o paquebot mais luxuoso da história da navegação.

Depois de vinte anos fechado volta à vida este espaço sublime, "tour de force" do talento de um "Ensemblier". Típico do Art Déco, era o profissional como Labouret, que conjugava diferentes texturas, materiais, técnicas e motivos que poderiam se chocar, mas sob sua batuta resultava uma harmonia inusitada.

Um belo livreto de 22 páginas foi editado pela Direction du Patrimoine, contando a história, o abandono e a restauração deste ícone Art Déco. Cópias para os membros do IADB serão entregues em breve. A caminho, via "Colissimo" postados pelo presidente do Instituto Art Déco Brasil.