Noticias » Post

Instituto Art Déco Brasil


Exposição "Cinéma et Music-Hall" e Reabertura do "Buffet de la Gare"

Cidade de St. Quentin, França

- Divulgação de material próprio

Caros amigos décophiles,

Com grande prazer recebi o convite para assessor Art Déco da Prefeitura de Saint-Quentin.

Lá estarei, e convido a todos, para os eventos em fins de junho, inaugurando a exposição “Cinéma et Music-Hall” no dia 20, e no 24, a reabertura do “Buffet de la Gare”, um restaurante que considero dos mais belos do mundo. Projeto de Auguste Labouret, o designer da Sala de Jantar da primeira classe do paquebot Normandie (com René Lalique), traz o mesmo luxo e charme das viagens dos Anos 1920 e 1930. Por trem ou navio, viajar era uma ocasião chique.

Cidade a uma hora e meia ao norte de Paris, Saint-Quentin é uma jóia rara do Art Déco mundial. Depois da 1ª Guerra Mundial passou por um restauro intenso, de onde surgiram alguns ícones do estilo. Nas fotos que seguem poderão constatar a qualidade e sofisticação dos projetos.

Em 2015/2016, no ambiente preservado das “Nouvelles Galeries”, antiga loja de departamentos da cidade, de arquitetura rara, inspirada na “egitomania”, o expert internacional Emmanuel Bréon, em parceria com o responsável do Patrimônio, Victorien Georges realizaram uma exposição inesquecível, no padrão da que Bréon organizou em 2014 na Cité de l’Architecture et du Patrimoine, no Palais de Chaillot, em Paris.

A Prefeita Frédérique Macarez e o conselheiro municipal do Patrimonio Bernard Delaire tem o mesmo entusiasmo pela herança Art Déco de Saint-Quentin. Isso é maravilhoso! Esperamos que aqui no Brasil as inúmeras cidades repletas de construções Art Déco repliquem esta vontade política e cidadã, enaltecendo um passado glorioso e pleno de qualidade estética.