Notícias

Instituto Art Déco Brasil


L'Art déco à la Brasilienne

Wed, 23/05/2018 - St. Quentin Journal


Edifício A Noite, o ostracismo perto do fim

União diz que prédio será vendido, em novo capítulo da história do primeiro arranha céu da América Latina

Sun, 20/05/2018 - O Globo


Conexão França-Brasil

Sun, 20/05/2018 - Revista Ela


Convite Saint-Quentin

Fri, 11/05/2018 - Materiál Próprio

Caros amigos e membros do IADB

Nos dias 24 e 25 de maio o Brasil estará presente em Saint-Quentin, França.

Fui convidado, pela prefeitura desta jóia do Art Déco na Picardie, a uma hora de Paris, para fazer duas palestras: França e Brasil: a mesma paixão pelo Art Déco e As Origens Indígenas do Art Déco Brasileiro.

Uma boa ocasião para vocês também conhecerem o patrimônio arquitetural de uma cidade que se orgulha, preserva e celebra a herança dos “Années Folles”. Um exemplo para o mundo inteiro!

A Prefeita de Saint-Quentin, Madame Frédérique Macarez, toda sua equipe, e eu, claro, teremos muito prazer em recebê-los.


Chers amis et membres de l’IADB,

Les 24 et 25 Mai, le Brésil sera présent à Saint-Quentin (02100), France.

J’ai été invité par la Mairie de ce joyau de l’Art Déco en Picardie, à une heure de Paris, pour faire deux conférences. France et Brésil : la même passion pour l’Art Déco et Les Origines Indigènes de l’Art Déco Brésilien.

Une bonne oportunité pour connaître aussi le patrimoine architectural d’une ville qui s’enorgueillit, préserve et célèbre l’heritage des Années Folles. Un exemple pour le monde entier !

Le Maire de Saint-Quentin, Madame Frédérique Macarez, toute son équipe, et moi, évidemment, nous aurons grand plaisir à vous recevoir.


Retrospecto 2016-2017

Um restrospecto das atividades do Instituto

Thu, 02/11/2017 - Material Próprio


Projeto revê glamour da art déco com topo de vidro

Retrofit dá nova destinação a prédio do Rio com valor histórico e arquitetônico

Thu, 31/08/2017 - Jornal Estado de São Paulo

Mais importante prêmio do setor, o Master Imobiliário, na categoria “retrofit profissional 2017” , foi para o “Glória 122”. Art Déco em festa! Hoje no Estadão.

Até agora o maior prédio no estilo a ser renovado em nosso país. Inaugurado em novembro de 2016, seguem fotos do brunch comemorativo.

O lobby é espetacular. Uma criação, entre outros projetos no prédio, do Instituto Art Déco Brasil, em parceria com Prochnik Arquitetura.

O edifício estava prestes a ser demolido, quando o proprietário, em dúvida, aceitou nossas ponderações. E que cada dia menos se destrua esta herança arquitetural dos nossos avós, prestigiada no mundo inteiro. O Brasil acordando... Que bom!


Rio's real state market

O mercado imobiliario no Rio

Thu, 10/08/2017 - BBC

Essa esquina na Glória ia abaixo. O proprietário dos prédios aceitou a ponderação do Instituto Art Déco Brasil e os preservou. Junto com a SDI, RFM, De Fournier e outros parceiros, o IADB e Prochnik Arquitetura cumpriram programa de restauro, consultoria de estilo e criação de um lobby Art Déco contemporâneo. As luminárias de teto e parede, criações de Janete Costa com vidros que foram da sala de jantar da primeira classe do Normandie, e o mural iluminado com as grades de ventilação dos antigos elevadores são momentos imbatíveis de beleza Art Déco!

1ª Newsletter Sociedade Art Déco de Saint-Quentin

Art Déco Society of Saint-Quentin

Thu, 27/07/2017 - Material Próprio

Amigos décophiles de todo o Brasil, é com alegria que lhes envio a primeira newsletter da Art Deco Society of Saint-Quentin.

Em 2018 o Instituto Art Déco Brasil prepara uma visita guiada ao berço do Art Déco, 1h 30 ao norte de Paris. Informações em breve.


Art Deco Dualist

A consideration of the career of Francophile and Brazilian master Vicente do Rego Monteiro

Jul, 2017 - New City Brazil


Reabertura do "Buffet de la Gare"

Cidade de St. Quentin

Sat, 24/06/2017 - Material Próprio

Grand Finale da semana Art Déco de Saint-Quentin, a reabertura do Buffet de la Gare emocionou. As mais de 500 pessoas presentes e o Embaixador Art Déco de Saint-Quentin gostaram do que viram. Inaugurado em julho de 1926, projeto de Urbain Cassan (1890-1979), que convida para a decoração interna o designer especialista em vidro Auguste Labouret (1871-1964). Surgem lindos mosaicos, pisos, vitrais, luminárias apenas comparáveis com o Prunier, em Paris. Labouret se consagra em 1935 ao dividir com René Lalique a autoria da Sala de Jantar da primeira classe do Normandie, o paquebot mais luxuoso da história da navegação.

Depois de vinte anos fechado volta à vida este espaço sublime, "tour de force" do talento de um "Ensemblier". Típico do Art Déco, era o profissional como Labouret, que conjugava diferentes texturas, materiais, técnicas e motivos que poderiam se chocar, mas sob sua batuta resultava uma harmonia inusitada.

Um belo livreto de 22 páginas foi editado pela Direction du Patrimoine, contando a história, o abandono e a restauração deste ícone Art Déco. Cópias para os membros do IADB serão entregues em breve. A caminho, via "Colissimo" postados pelo presidente do Instituto Art Déco Brasil.