Notícias

Instituto Art Déco Brasil

Passeio pelo Art Déco do Brasil

Cidade apresentada: Belo Horizonte

Qui, 19/01/2017 - Divulgação de material próprio

Continuando nosso passeio pelo Brasil... Belo Horizonte arrasa no Art Déco! Para ilustrar, destaco estes dois livros. Dica de Alex Ribeiro, "Turbulenta Modernidade, Art Déco Belo Horizonte 1930-1950", de A. Borsagli (2016), fala do Edificio Acaiaca e sua fachada com rostos indígenas imensos. Alex Ribeiro, e o livro sobre o Acaiaca? Saiu?

Publicado em 2000, "Raffaello Berti Arquiteto", de Silma M. Berti, já mostrava que Minas Gerais tem Art Déco da melhor qualidade.

Prefeitura, Palácio Arquiepiscopal, Santa Casa de Misericórdia, Banco Nacional, todos ícones Art Déco de uma cidade ávida de modernismo, e bem sucedidos projetos de Berti.


Passeio pelo Art Déco do Brasil

Cidade apresentada: Goânia

Qua, 11/01/2017 - Divulgação de material próprio

Art Déco parece que virou objeto de desejo...A prefeitura de Goiânia mandou email avisando que a cidade "é o 2o. maior sítio com acervo art déco do mundo, ficando para trás apenas de Miami."

Outro dia da Secretaria de Turismo de Nova Lima MG recebí email me notificando que está lá a maior coleção de prédios Art Déco da América Latina. Pedí fotos, mas ainda não recebí. Seria Nova Lima MG uma Atlântida Art Déco? Mais humildes, em todo caso...

Menos, meus amigos, menos...


Pierre Chareau no Jewish Museum de Nova Iorque

Nosso presidente visita a exposição dedicada a Pierre Chareau no Jewish Museum de Nova Iorque na sua recente visita à cidade

Ter, 27/12/2016 - Divulgação de material próprio


Entrevista com Arnaldo Niskier

Entrevista Programa “educação em debate” da CIEE TV com Arnaldo Niskier

Qui, 15/12/2016 - TV Vimeo


A cara do Art Déco no Rio

Márcio Roiter acaba de liderar la restauração do Glória 122

Seg, 31/10/2016 - Jornal O Globo - Gente Boa


Joia rara

Projeto do lobby pela Prochnik Arquitetura e Instituto Art Déco Brasil (Márcio Roiter), com diversas homenagens: arquiteta Janete Costa, autora das luminárias com vidros do Normandie; paquebot Normandie que em seus dois cruzeiros de Carnaval ao Rio mostrou aos brasileiros o que havia de melhor no Art Déco; a família Fontes-Williams, que em boa hora preservou o imóvel; o saudoso amigo Jorge Czajkowski que o incluíra no Guia da Arquitetura Art Déco do RJ em 1996, e o maravilhoso lobby do Edificio OK (hoje Ribeiro Moreira), no Lido.

Dom, 30/10/2016 - Revista Revista Globo


Pesquisa para a Saga

Pesquisa realizada em Paris para a Saga Imobiliaria Carioca

Seg, 10/10/2016 - Divulgação de material próprio


Nice

Procura de acervo em Nice-Antibes

Dom, 09/10/2016 - Divulgação de material próprio


Museu da Coleção Berardo

Visita às obras do novo museu que vai abrigar a coleção de Art Nouveau e Art Déco do Comendador Berardo em Lisboa

Sáb, 08/10/2016 - Divulgação de material póprio


Palestra na Embaixada do Brasil

Apresentação do filme 'São Sebastião do Rio de Janeiro. A formação de uma cidade' em Paris junto a diretora Juliana De Carvalho

Qua, 05/10/2016 - Divulgação de material próprio