Notícias

Instituto Art Déco Brasil


Projeto revê glamour da art déco com topo de vidro

Retrofit dá nova destinação a prédio do Rio com valor histórico e arquitetônico

Qui, 31/08/2017 - Jornal Estado de São Paulo

Mais importante prêmio do setor, o Master Imobiliário, na categoria “retrofit profissional 2017” , foi para o “Glória 122”. Art Déco em festa! Hoje no Estadão.

Até agora o maior prédio no estilo a ser renovado em nosso país. Inaugurado em novembro de 2016, seguem fotos do brunch comemorativo.

O lobby é espetacular. Uma criação, entre outros projetos no prédio, do Instituto Art Déco Brasil, em parceria com Prochnik Arquitetura.

O edifício estava prestes a ser demolido, quando o proprietário, em dúvida, aceitou nossas ponderações. E que cada dia menos se destrua esta herança arquitetural dos nossos avós, prestigiada no mundo inteiro. O Brasil acordando... Que bom!


Rio's real state market

O mercado imobiliario no Rio

Qui, 10/08/2017 - TV BBC

Essa esquina na Glória ia abaixo. O proprietário dos prédios aceitou a ponderação do Instituto Art Déco Brasil e os preservou. Junto com a SDI, RFM, De Fournier e outros parceiros, o IADB e Prochnik Arquitetura cumpriram programa de restauro, consultoria de estilo e criação de um lobby Art Déco contemporâneo. As luminárias de teto e parede, criações de Janete Costa com vidros que foram da sala de jantar da primeira classe do Normandie, e o mural iluminado com as grades de ventilação dos antigos elevadores são momentos imbatíveis de beleza Art Déco!

1ª Newsletter Sociedade Art Déco de Saint-Quentin

Art Déco Society of Saint-Quentin

Qui, 27/07/2017 - Divulgação Material Proprio

Amigos décophiles de todo o Brasil, é com alegria que lhes envio a primeira newsletter da Art Deco Society of Saint-Quentin.

Em 2018 o Instituto Art Déco Brasil prepara uma visita guiada ao berço do Art Déco, 1h 30 ao norte de Paris. Informações em breve.


Art Deco Dualist

A consideration of the career of Francophile and Brazilian master Vicente do Rego Monteiro

Ter, 25/07/2017 - Revista New City Brazil


Reabertura do "Buffet de la Gare"

Cidade de St. Quentin

Sáb, 24/06/2017 - Divulgação Material Proprio

Grand Finale da semana Art Déco de Saint-Quentin, a reabertura do Buffet de la Gare emocionou. As mais de 500 pessoas presentes e o Embaixador Art Déco de Saint-Quentin gostaram do que viram. Inaugurado em julho de 1926, projeto de Urbain Cassan (1890-1979), que convida para a decoração interna o designer especialista em vidro Auguste Labouret (1871-1964). Surgem lindos mosaicos, pisos, vitrais, luminárias apenas comparáveis com o Prunier, em Paris. Labouret se consagra em 1935 ao dividir com René Lalique a autoria da Sala de Jantar da primeira classe do Normandie, o paquebot mais luxuoso da história da navegação.

Depois de vinte anos fechado volta à vida este espaço sublime, "tour de force" do talento de um "Ensemblier". Típico do Art Déco, era o profissional como Labouret, que conjugava diferentes texturas, materiais, técnicas e motivos que poderiam se chocar, mas sob sua batuta resultava uma harmonia inusitada.

Um belo livreto de 22 páginas foi editado pela Direction du Patrimoine, contando a história, o abandono e a restauração deste ícone Art Déco. Cópias para os membros do IADB serão entregues em breve. A caminho, via "Colissimo" postados pelo presidente do Instituto Art Déco Brasil.


Cinema et Music Hall des annés folles

Qui, 22/06/2017 - Divulgação Material Proprio

O presidente do Instituto Art Déco Brasil, agora designado Embaixador Art Déco de Saint-Quentin, segue sua missão. Ontem, no vernissage de "Cinéma et Music Hall dans les Années Folles". Que Exposição! Só coisa inédita! Voltarei no week-end com mais info. A Prefeita Frédérique Macarez me ofereceu a medalha Art Deco Society of Saint-Quentin. Alegria de sentir reconhecimento!

Merci Bernard Delaire et Victorien Georges Pro!


Exposição "Art Déco. Gli anni rugienti in Italia"

Um resumo da visita da IADB à Exposição na cidade de Forlì, Itália

Sex, 09/06/2017 - Divulgação de materal próprio

Queridos amigos décophiles,

Nosso passeio hoje é em Forlì, na Romagna, próximo à Bolonha, Itália.

Lendo a revista italiana Antiquariato, soube desta mostra ART DÉCO GLI ANNI RUGGENTI IN ITALIA. Decidi ir visitar. Com medo de me decepcionar, entretanto. O que poderia oferecer uma pequena cidade no meio da "bota"?

Bem...o medo se transformou em êxtase! Imensa e bela exposição, com 440 peças, a maioria italiana, e inéditas. De coleções particulares aqui tornadas públicas. Quem estiver de viagem marcada vale a imersão nos melhores objetos Art Déco que poderíamos encontrar, e um catálogo de 443 pgs publicado pelo Silvana Editoriale, um primor.

Forlì foi onde nasceu Benito Mussolini. Na década de 30 criou uma auto homenagem nas construções da Piazzale della Vittoria e arredores.


Exposição "Cinéma et Music-Hall" e Reabertura do "Buffet de la Gare"

Cidade de St. Quentin, França

Sáb, 13/05/2017 - Divulgação de material próprio

Caros amigos décophiles,

Com grande prazer recebi o convite para assessor Art Déco da Prefeitura de Saint-Quentin.

Lá estarei, e convido a todos, para os eventos em fins de junho, inaugurando a exposição “Cinéma et Music-Hall” no dia 20, e no 24, a reabertura do “Buffet de la Gare”, um restaurante que considero dos mais belos do mundo. Projeto de Auguste Labouret, o designer da Sala de Jantar da primeira classe do paquebot Normandie (com René Lalique), traz o mesmo luxo e charme das viagens dos Anos 1920 e 1930. Por trem ou navio, viajar era uma ocasião chique.

Cidade a uma hora e meia ao norte de Paris, Saint-Quentin é uma jóia rara do Art Déco mundial. Depois da 1ª Guerra Mundial passou por um restauro intenso, de onde surgiram alguns ícones do estilo. Nas fotos que seguem poderão constatar a qualidade e sofisticação dos projetos.

Em 2015/2016, no ambiente preservado das “Nouvelles Galeries”, antiga loja de departamentos da cidade, de arquitetura rara, inspirada na “egitomania”, o expert internacional Emmanuel Bréon, em parceria com o responsável do Patrimônio, Victorien Georges realizaram uma exposição inesquecível, no padrão da que Bréon organizou em 2014 na Cité de l’Architecture et du Patrimoine, no Palais de Chaillot, em Paris.

A Prefeita Frédérique Macarez e o conselheiro municipal do Patrimonio Bernard Delaire tem o mesmo entusiasmo pela herança Art Déco de Saint-Quentin. Isso é maravilhoso! Esperamos que aqui no Brasil as inúmeras cidades repletas de construções Art Déco repliquem esta vontade política e cidadã, enaltecendo um passado glorioso e pleno de qualidade estética.


Passeio arquitetónico pelo Rio

Bem traçadas linhas

Sex, 12/05/2017 - Jornal O Globo - Rio Show


Drama do Cine Guaraci entra em cartaz na Câmara

Projeto de lei pode resultar no destombamento parcial do casarão para fins comerciais provoca polêmica

Qui, 11/05/2017 - Jornal O Globo - Rio